É difícil falar sobre alguns filmes de forma livre, sem escrever e pensar a respeito antes. O pensamento tão solto sobre a obra pode facilmente nos colocar em algumas armadilhas, como fui parar ao tentar gravar alguns comentários sobre Aftersun. Então, resolvi escrever antes de gravar o vídeo.
Separei o meu comentário em três tópicos. Assim ficaria mais fácil para elaborar a potência do filme da Charlotte Wells. No vídeo você vai encontrar as seguintes ideias:
A sua escolha estética: como a diretora construiu seu filme visualmente a partir da escolha dos seus equipamentos. Como a fotografia do filme contribui para contar a história e enfatizar os sentimentos.
A estrutura: como ela elaborou o desenho dramatúrgico a partir da escolha das suas imagens. Como podemos entender melhor o desencadeamento das situações da história através da estrutura?
A ausência de antagonismo: Como amplificar o discurso de um filme quando não encontramos vilões em uma história.
Espero que essa tificação ajude você a se localizar nos pensamentos que trago a respeito desse lindo longa metragem que torço para que vença muitos prêmios ao longo de 2023.
Comments