top of page
rasgo-newsletter.png

Obrigado por inscrever-se!

Ao cadastrar seu e-mail, você recebe em primeira mão todas as novidades do Espaço Rasgo. Enviamos, no máximo, dois e-mails por semana. E, se mudar de ideia, pode se descadastrar a qualquer momento.

Muralismo Mexicano

Atualizado: 15 de ago. de 2022



O termo Muralismo Mexicano refere-se à pintura mexicana da primeira metade do século XX, que era feita em murais. Esse movimento surgiu devido a Revolução Mexicana de 1910-1920, que queria uma nação moderna e democrática. Assim, para exaltar a revolução e narrar a história do país, o programa de pinturas de murais se intensificou.



Os artistas utilizavam de murais porque eram espaços públicos e, na concepção da revolução, a arte deveria ter o maior alcance social possível. Algumas temáticas eram comuns, como as culturas maia e asteca, a arte popular e o folclore mexicano do período colonial.


Diego Rivera (1886-1957)

Foi o muralista mais famoso. Seus painéis criticavam o capitalismo e projetavam ideais revolucionários, combinando temas modernos com motivos tradicionais.



O muralismo mexicano chegou a repercutir nos Estados Unidos, para além de um grande impacto social e artístico na América Latina.



***


Comentarios


inscreva-se no nosso site

Fique por dentro de todas as novidades do Rasgo, receba nossa newsletter e acompanhe em primeira mão o lançamento de novos cursos e eventos!

entre em
contato

contato.rasgo@gmail.com
     (11) 96317-5260

whatsapp-white.png

social

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
bottom of page